sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dobradinha de Sexta da ALE-LULU - Shaker box reutilizando embalagem de isopor


Olá meninas,
Esse mês de Julho tá que tá correndo!!!! Parece que foi ontem que postei minha dica na dobradinha de sexta da ALE-LULU e hoje estou aqui novamente, dando continuidade a nossa dobradinha de sexta.
Não se se vcs perceberam, mas pelo menos 02 blogs postaram pap e/ou desafios com shaker box nesses 02 últimos meses (um foi o Artist team club com o pap da Raquel Alves, muito bom. Na verdade meu pap é bem parecido, só adaptei os materiais, e o outro foi um desafio no blog só desafios) .
Eu sempre gostei muito desse efeito, e confesso, já havia feito antes com fita banana, conforme o pap da Raquel. Um dia desses, estava olhando para uma embalagem de isopor com frios dentro, envolvida por plástico PVC e pensei : isso é quase um shaker box, tamanho gigante... Daí meu coração "biólogo" falou: vai lá, tenta com isopor... vc faz arte, ajuda o planeta e ainda economiza fita banana... Muita coisa boa junta!!!!
Segui meu coração e fui fazer skaker usando como material principal o isopor, e não é que foi super prático e deu um resultado muito bom. Sem falar que economizamos fita banana e reutilizamos o isopor que ia para o lixo, não sei se vcs sabem o tempo que o isopor leva para ser degradado na natureza, coloquei uma tabela no final, para quem tiver curiosidade.
Outro detalhe é que o trabalho fica bem acabado, sem emendas (como acontece com a fita banana, digo isso, porque dependendo da forma do shaker, as emendas são difíceis de fazer! ) e as missangas ou seja lá o que colocamos dentro não gruda (como acontece, as vezes, com o uso de fita banana). Também aproveitamos mais para diversificar as formas do shaker, isso é bem fácil, pois o isopor é facilmente cortado com estilete. Chega de conversa e vamos  trabalhar!!!

Aqui vai o PAP: 


Para fazer o shaker box, optei pelo uso de um pedaço de isopor de embalagem de frios, uma pedaço de acetato (usei de uma embalagem de creme dental), cola, estilite, missangas (pode ser também paetes, chatons etc...), cola e retalhos de papel de scrapbooking.

1. Recortei com estilete um retângulo no isopor e vazei no centro, fazendo uma moldura. No papel para scrap, desenhei um retângulo, contornando a moldura de isopor por fora (para o fundo) e o outro desenho eu fiz igual a moldura para colar sobre o isopor.
2. Após recortar o papel, posicionei o papel de fundo sob a moldura para ver o efeito. O outro recorte, a moldura será colada sobre o isopor, em cima do acetado.  É importante esperar secar bem para dar continuidade ao trabalho. 
3. Enquanto esperava secar, passei carimbeira rosa na borda bo papel da moldura para dar acabamento.
4. Agora vamos começar a colar o papel no isopor. Antes de colar, vamos recortar um pedaço de acetato do mesmo tamanho to retângulo, que será a base do shaker.
5. Agora sim, vamos colar o acetato sobre o isopor e, em seguida colamos a moldura de papel sobre o acetato. Está pronta a parte de cima do skaker.

6. Após secar bem a cola, vamos virar o skaker e colocar dentro da caixinha algo para decorá-la, eu optei por colocar missanguinhas rosas e um chaton no formato de coração.
7. Agora é só colar o papel da base (retângulo), esperar secar bem e virar.
Tchan,tchan,tchan, tchan.... Surpresa!!! Como ele fica bem alto, não precisa usar fita banana para aplicação no trabalho. Basta colar. Ainda dá para enfeitar mais um pouquinho....
OBS: Você pode começar colando o papel de fundo e depois fazer a parte de cima, eu sou um pouco as avessas, não sei porque...

Agora que vc já sabe que dá para usar o isopor é só inventar outros modelos!!!!!

Esse aqui eu fiz  utilizando uma moldura de MDF e também recortei o isopor para dar a profundidade e fazer o shaker.  Pintei a moldura e após secar coloquei relevo dimensional  transparente no coração e nos desenhos da moldura.
OBS: Coloquei esse papel rosa no fundo, só para destacar a moldura, depois vou escolher o fundo verdadeiro. Apenas aproveitei para cortar o isopor e fazer algumas bases para os shakers (ver abaixo mais modelos).
Usei esse coração em MDF como molde e fiz o mesmo procedimento... Apenas idéias ...

Aqui outro molde de acrílico. Como vocês podem conferir, basta usar a criatividade e reutilizar o isopor que ia para o lixo e levaria aproximadamente 100 anos para ser decomposto. Viu que dica prática, barata  e ecológica!!!!!


Bom, aqui estão os shakers prontinhos....
 Esse aqui eu fiz pensando na Aline Fonseca, que como eu, ama o mar!!!!




 E o meu trabalho está aqui: Um ATC com tema amizade, desafio do blog Artist Team Club desse mês.



Apenas para informação, aqui está uma tabela retirada do site Ambiente Brasil, mostrando o tempo de decomposição de determinados materiais que são desprezados como lixo, na maioria das vezes, se não quase todas, sem ao menos serem separados obedecendo a coleta seletiva de lixo (assunto bem polêmico)!

Material Tempo de Degradação
Aço Mais de 100 anos
Alumínio 200 a 500 anos
Cerâmica indeterminado
Chichetes 5 anos
Corda de nylon 30 anos
Embalagens Longa Vida até 100 anos (alumínio)
Esponjas indeterminado
Filtros de cigarros 5 anos
Isopor indeterminado
Louças indeterminado
Luvas de borracha indeterminado
Metais (componentes de equipamentos) cerca de 450 anos
Papel e papelão cerca de 6 meses
Plásticos (embalagens, equipamentos) até 450 anos
Pneus indeterminado
Sacos e sacolas plásticas mais de 100 anos
Vidros indeterminado

Grande Beijo e desculpe o tamanho do post, rs,rs,rs....

14 comentários:

Aline Fonseca disse...

Ai, que fofo Luluka! Super amei o do mar!!! Não, todos eles...vou catar os isopores aqui e ver se faço semaninha de recesso que vem!!!!

Adorei a dica e a planilha para nos lembrar quantos anos as coisas demoram pra se decompor!

Lu vc definiu perfeitamente Cabo Frio, cara... impraticável ali no Malibu... e enquanto eles escolhem as mercadorias ou as vitelinhas na "vitrine" do açougue...fumando aqueles cigarrinhos de Bali! Não consigo suportar aquele cheiro!
E gosto do Canal do Itajuru por causa do charme e feirinhas de artesanato e por causa do Bob's...rsrsrsssrsrrsr (amo) e ficam ali aqueles sacudos fazendo babaquices. Estou uma velha ranzinza mesmo porque aquilo me irrita tanto, não tenho paciência!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK não sabia, Lu que estava até enumerando! rsrrssrrsr Nem vou postar uma leva que tenho aqui...rsrssrsssr
Já fiz há um tempão e está até escanerado...rsrrsrssrsr Deixa pra lá!

Mas muito obrigada pelo carinho, Lu!
Que delícia!

Beijossssssssssssssssssssssssssssssssss

ALE DOSSENA disse...

Adorei a dica Lulu !!! Quando fiz a dica do chipboard de isopor, pensei justamente nisso, que esse carinha aí não se decompõe!!! E como se usa ainda né? Tem empresa que só toma café em copo de isopor sabia?? Insustentável!! rs
Claro que vou fazer o meu bem caprichado, já tô até com umas idéias aqui !!!
Bjs e ótimo final de semana !!!!

Aline Fonseca disse...

Eu já vi, Luluka, mas já eu acho mais fácil com a fita, por ter cola! rsrsrsrsrs
O papel de seda eu amasso bem e colo bem doidinho de tapetinho para dar volume no LO!
Obrigada pela dica!

beijosssssssssssssssssssssss

Babi Kind disse...

Luluka,

Ameiii a idéia... Já tinha visto essa técnica antes, mas não com tanta variedade de formatos. O de coração foi o meu preferido!

Beijinho

Babi

Dani Alonso disse...

Amei a dica!!! Lucia, ficou tudo lindo, lindo!!! o atc está super fofo.
Um lindo final de semana!!!
bjsss

Aline Salmon disse...

Ficou muito lindo!!!!!!!!!
Amei a ideia do isopor, fica bem altinho!!!!
Amei esse fundo do mar, os coracoes, todos!!!!
Show!!!!!!
bjocas, Lulu!!!!

Márcia Pierina disse...

Lu, ótima idéia usar o isopor. Muito bom mesmo e essa tabela...uma hora vou por lá no blog e colar daqui. Muito bom esse pap. Quando eu fizer posto lá no bloguito de onde veio. Adorei.

bjks

Raquel Leal disse...

Oiee...adorei as dicas!!!Preferido? O da florzinha é claro!! muito fofo!!Beijocas!

Irineia Kirach disse...

LULUKa...
Que ideia linda...adorei...Ficaram lindos os trabalhos. Vou fazer...
Tem selinho para vc lá no bloguete...
Vou sumir um pouco, vou ver o filhote...uma semaninha.
bjos boa semana..

Cecinha disse...

Muito lindo seu trabalho.Bjssss

Déa Café disse...

fofíííííssimos, lulu!! muito fofos! além de uma ótima dica! obrigada! e legal vc se preocupar com a natureza e postar a tabela aí!! parabéns! beijocas!!

Alessandra Mizunski disse...

ameiiiiiiiiiiiiiiii...muitas ideiassssssssssss....um dia juro q tento

butterfly disse...

meninas, amei este blog!!!! Como eu não conhecia antes???? E essa dica então? vou praticar muito!!!!! estou seguindo pra saber as novidades, ok?! bjk!!!

ARTES ANDRÉA PRADO disse...

Luuu, adorei a dica!! Muito obrigada!!
Lindosss seus trabalhos.
bjsss e ótima semana pra ti